Pedregulho o bairro que surgiu em 1894 e em 2025 continua crescendo

              Pedregulho o bairro que surgiu em 1894 e em 2025 continua crescendo

A história do bairro Pedregulho começa com a venda da Chácara denominada ‘Cidade Nova do Pedregulho’ no dia 26 de julho de 1894, transação feita entre o tenente coronel José Lemes Barbosa e os novos donos: coronel Virgílio Rodrigues Alves, Rafael Dabney de Avelar Brotero, ten. cel. Raulino José da Silveira e o major Joaquim da Silva Maia Leitão, conforme consta no Cartório de Registro de Imóveis de Guaratinguetá, transcrição nº 567, fls. 149 do Livro 3lavrado a escritura dia 26/07/1894 e registrado dia 11/08/1894. O nome ‘Cidade Nova do Pedregulho’, se deu devido à grande quantidade de pedregulhos que existiam à margem esquerda do rio Paraíba.

Os novos donos do Pedregulho redigiram um requerimento endereçado à Câmara Municipal, solicitaram o levantamento da planta de todo o terreno, já demarcando praças com jardins, ruas, Cemitério Municipal e três terrenos para prédios públicos em áreas doadas por eles, dessa forma eles puderam vender pequenas propriedades e assim os compradores construíram em suas propriedades, respeitando as Leis Municipais.

Em 1895 iniciou-se a urbanização definitiva da então ‘Cidade Nova do Pedregulho’ e isso foi comprovado pelo jornal Gazetinha, que anunciou em várias edições a venda de lotes com 20m de frente e 50m de fundos com todas as exigências de uma cidade moderna. O anuncio citado dizia que: ‘A ‘Cidade Nova do Pedregulho’ era um local saudável e aprazível, com preços ao alcance de todas as fortunas e os responsáveis pelas vendas dos lotes eram ten. cel. Raulino José da Silveira e Dr. Rafael Dabney de Avelar Brotero’.

Nessa época a ligação entre o Pedregulho ao centro de Guaratinguetá era feito por meio de canoas, barcos e, balsas que funcionaram até 1960. Em 1897 foi construção da ponte metálica denominada Euclydes da Cunha, o que facilitou o acesso ao centro de Guaratinguetá, mas com o passar dos anos foram acrescentadas à ponte laterais para pedestres, asfalto, iluminação, o que pode ter culminado em sua queda ocorrida em dezembro 1987.

O bairro Pedregulho desde seu surgimento até os dias de hoje evoluiu mais que muitos bairros de Guaratinguetá e muitas cidades brasileiras, inclusive o bairro está no circuito turístico religioso da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPL) graças a Monsenhor João Filippo, que em 1921 construiu a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, espaço onde também funciona o Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil.

O passado do bairro Pedregulho é impressionante e muito importante na história de Guaratinguetá e do Brasil por vários motivos, inclusive por ter sido o local onde morou o ex-presidente do Brasil Francisco de Paula Rodrigues Alves de 1902 até 1906. Por este e por outros vários motivos que o jornalista Oswaldo Ramos Junior fundou o Jornal Nosso Pedregulho (JNP) em 27 de março de 2024, cuja 1ª edição circulou em 5 de abril do mesmo ano.

 

Comentários


Postagens mais visitadas deste blog

Pela 1ª vez PSOL terá pré-candidato a prefeito em Guaratinguetá

Coligação da pré-candidatura de Junior Filippo é a maior de Guará

Por Paulo Sanchez- Arquiteto atuante em Permacultura urbana e Bioconstrução, amante da natureza e de endorfina na veia através de atividades que me conectem com ela.