Junior Filippo fala sobre os trabalhos que fará em 2026

 Junior Filippo fala sobre os trabalhos fará em 2026

“Vamos fazer obras de infraestrutura impactantes, vamos enfrentar as drenagens nos bairros, vamos avançar no tratamento de esgoto, vamos implantar a Seletiva (coleta) na cidade toda, então 2026 vai ser um ano de muito trabalho, já com a cara e ritmo que o governo Junior Filippo representa”





Durante a reinauguração do Mercado Municipal ocorrida no último dia 05 de dezembro, o prefeito Junior Filippo (PSD) anunciou a realização de algumas obras, inclusive a de drenagem no bairro Vista Alegre já iniciou e, a meta da prefeitura é que até o final de 2026 todo o bairro seja contemplado com obras que resolverão definitivamente os problemas de alagamento. Na ocasião o prefeito falou do programa Distrito Criativo de Guaratinguetá, que permitirá que a prefeitura inicie as obras de revitalização do centro histórico da cidade em 2026.

No ano que vêm, o prefeito retomará e concluirá obras iniciadas da gestão passada. “A avenida S que a segunda pista para no barranco nós vamos enfrentar, o túnel que passa abaixo da linha férrea e está alagado por erro de concepção de engenharia nós vamos resolver, o antigo prédio da prefeitura na praça Homero Otoni que caiu, então, olha só quantas dificuldades. A Avenida S e o túnel eu quero ver se a gente consegue equacionar em 2026, mas o antigo prédio da prefeitura, era um contrato de restauro e não tem mais nada pra ser restaurado, teremos que fazer a reconstrução do prédio, tivemos que chamar a empresa (contratada pela administração anterior) pra fazer uma rescisão amigável, vamos fazer um novo projeto, apresentar pro Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), buscar recursos para fazer a obra, então tem várias etapas e, eu quero ver se até 2028 eu consigo equacionar o antigo prédio da prefeitura”, disse o prefeito, frisando que as vezes pode parecer uma coisa simples, mas não é.










Apesar da herança recebida da antiga administração, Junior Filippo falou sobre os avanços que pretende pôr em prática em 2026. “Ao mesmo tempo que a gente recebeu essa herança, não podemos parar aquilo que a gente quer avançar, nós conseguimos receber autorização da Câmara e, quero aqui agradecer os vereadores, para que a gente possa avançar em obras de infraestrutura, fazer um novo acesso viário da cidade na entrada de Guará e Aparecida, vamos enfrentar a drenagem e pavimentação do Clube dos 5oo, já iniciamos a drenagem do Vista Alegre, vamos fazer a drenagem do Coelho Neto, drenagem do Beira Rio I e II, são obras de infraestrutura impactantes, vamos avançar no tratamento de esgoto, vamos implantar a coleta Seletiva na cidade toda, então 2026 vai ser um ano de muito trabalho, já com a cara e ritmo que o governo Junior Filippo representa”, disse o prefeito, comentando sobre os avanços obtidos em 2025 na área da Saúde os quais tem condições de avançar ainda mais.


Revitalização do centro da cidade e exploração do turismo rural

 


O programa Distrito Criativo de Guaratinguetá (DCG), fruto de uma ação integrada entre as Secretarias municipais e com apoio de empresários locais, da Associação Comercial de Guaratinguetá, da Associação de Engenheiros e Arquitetos, como o objetivo de revitalizar o centro da cidade e à área rural adequar suas atividades econômicas que estejam em conformidade com as diretrizes já estabelecidos no Plano Diretor.

O DCG tem como objetivo revitalizar o centro da cidade e transforma-lo em um espaço dinâmico, atrativo e multifuncional, conciliando moradia, cultura, lazer, turismo e comércio de forma harmônica. A previsão é fazer a reocupação de imóveis ociosos e estimular novos empreendimentos criativos e atração de novos moradores.








O programa leva em consideração a tendência turística religiosa de Guaratinguetá que é o local onde nasceu o 1º santo brasileiro, Santo Antonio de Sant’Ana, o Frei Galvão. Ainda sobre o turismo religioso, a Zona Rural de Guaratinguetá está incluída na rota do Caminho da Fé, que liga cidades do Estado de São Paulo e de Minas Gerais usada por peregrinos rumo ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. 


                    

Na Zona Rural o DCG leva em consideração a diversidade de atividades agropecuárias, sua relevância ambiental, o equilíbrio ecológico e sua biodiversidade que deverá ser explorada com o turismo rural e ecológico por meio de sua beleza natural, cachoeiras, contato com a natureza, fazendas históricas. Outro ponto trazido no DCG é o fato de que a Zona Rural de Guaratinguetá ter relevância mineradora, a qual foi destacada no Plano Diretor vigente, elaborado na administração anterior. 

 

 

Comentários


Postagens mais visitadas deste blog

Pela 1ª vez PSOL terá pré-candidato a prefeito em Guaratinguetá

Coligação da pré-candidatura de Junior Filippo é a maior de Guará

Por Paulo Sanchez- Arquiteto atuante em Permacultura urbana e Bioconstrução, amante da natureza e de endorfina na veia através de atividades que me conectem com ela.