Editorial

          O passado, o presente e o futuro do bairro Pedregulho


Hoje dia 05 de abril de 2024 estamos publicando a 1° Edição do Jornal Nosso Pedregulho e esse nosso trabalho seguirá noticiando nosso bairro pelos próximos 100 anos, sempre pautado pela verdade e pela ética, mostrando o passado, o presente e tentando enxergar o futuro deste importante bairro de Guaratinguetá.

É sabido que nesse mundo moderno as informações chegam rápidas nas mãos das pessoas e, iniciar o trabalho de jornalismo por meio impresso é meio que remar contra a maré. É antiga a discussão de que a era digital liquidaria o jornal impresso. Eu me lembro que em 1997, professores e alunos do curso Comunicação Social da Unitau cogitavam que a partir do ano 2000 as pessoas teriam parado de ler as notícias em papel. No entanto, passados 25 anos e três meses, o jornal impresso insiste, persiste e vem se mantendo vivo.

Nossa intenção não é entrar na discusão se o jornal deve ser digital ou impresso, por isso os leitores do Jornal Nosso Pedregulho podem ler pelos endereços: https://jornal-nossopedregulho.blogspot.com/ , no Facebook Nosso Jornal Pedregulho e no Instagram @jornalnossopedregulho , além do impresso em papel. Para nós o mais importante é o conteúdo e não apenas a forma que as notícias chegarão aos nossos leitores.

Será um trabalho árduo, temos essa consciência, mas mesmo assim nos dispomos a fazer um jornalismo especificamente ao bairro Pedregulho, resgatando a sua história, abordando seu presente e vislumbrando o seu futuro, pelo seu dia-a-dia e pelos acontecimentos. Esse bairro tem muitas histórias e para começar com ‘o pé direito’, vamos voltar em 1894 quando surgiu o bairro Pedregulho,  

No início o bairro foi chamado de “Cidade Nova do Pedregulho” e atualmente têm mais estrutura que muitas cidades do Brasil. Provavelmente os primeiros moradores do Pedregulho não imaginavam que o bairro teria um ‘super desenvolvimento’, sendo importante para cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte, para o Brasil e para o exterior.  

Muitas famílias colaboraram para que houvesse o desenvolvimento do Pedregulho, mas aos poucos o bairro mostrou sua tendência evolutiva. A partir de 1896, os então moradores do Pedregulho usavam a expressão: “Foi pra chácara do Chico Reis” para se referir a um ocorrido na cidade, mas essa história conto na 2° Edição do Jornal Nosso Pedregulho.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coligação da pré-candidatura de Junior Filippo é a maior de Guará

Pela 1ª vez PSOL terá pré-candidato a prefeito em Guaratinguetá

Por Paulo Sanchez- Arquiteto atuante em Permacultura urbana e Bioconstrução, amante da natureza e de endorfina na veia através de atividades que me conectem com ela.