Secretaria de Obras reorganizará feiras livres de Guaratinguetá

 


Uma das coisas mais antigas do bairro Pedregulho é a feira livre, realizada todas as quartas-feiras das 6 às 13 horas na rua Antonio Ribeiro da Cunha e, de acordo com feirantes e moradores de outros bairros, a nossa feira é a melhor da cidade. O JNP (Jornal Nosso Pedregulho) buscou saber qual seria a idade da feira do Pedregulho e extraoficialmente chegamos ao dado que a feira tem cerca de 50 anos.

O feirante Odair Domingues Coelho, conta que sai de sua casa às 3 horas e às 3h:20 começa a montar sua barraca na feira do Pedregulho, onde vende: batata, feijão, cereais, grãos, cebola, alho, carne de soja e diferentes temperos numa rotina que se repete a 30 anos. “Essa barraca começou com meu primo, ele mudou de ramo e eu continuo até hoje. Toda segunda-feira vou pra São Paulo buscar os produtos, conta Odair Coelho, que tem um caminhão e um depósito em frente à sua casa. “Meu depósito é bem organizado, tem um pallet para cada produto, porque assim fica mais fácil de trabalhar” explica Odair Coelho, lembrando que também faz feira em Lorena.


Trabalhando há 37 anos como feirante, Cleberson Rodrigues da Silva conta que há 27anos trabalha na barraca de frutas do Zé Paulo. “Nós trabalhamos entre 20 a 30 tipos de frutas. Eu chego aqui no Pedregulho às 4 horas montamos a barraca, colocamos as frutas e só paramos de trabalhar depois das 13 horas”, disse Cleberson Silva.



Antonio Carlos Moura Ferreira que há 35 anos vende ovos na feira do Pedregulho e na feira a Chácara Selles, conta que vende mais de 4.000 ovos em dois dias de feira. Sua esposa Marcia Aparecida Troglio o acompanha nas feiras há 20 anos. “Nós temos um fornecedor de ovos que vem de Itanhandu e além dos ovos, também vendemos fio-de-ovos feito por minha esposa”, conta o feirante, que tem um depósito em sua casa.

O engenheiro agrônomo Paulo de Araújo Barros Filho, secretário de Obras Municipais, órgão responsável pela gestão do Mercado Municipal e das feiras livres municipais, contou ao Jornal Nosso Pedregulho que o regimento que dispõe sobre a organização das feiras livres passará por uma revisão e adequação. “O atual regimento é de 1995 e faremos essa revisão e a regulamentação de uso da metragem quadrada de cada barraca será de 8 metros e não poderá membros da mesma família requisitar o espaço. Vamos priorizar feirantes e produtores rurais de Guaratinguetá e vamos buscar maior diversidade de produtos”, explica o engenheiro agrônomo.

Paulo Barros disse que é grande o número de protocolos solicitando espaço nas feiras de Guaratinguetá e como não existe a discussão para ampliar as feiras livres existentes será necessário faze a readequação. “Não estamos pensando em expandir as feiras por causa dos transtornos de mobilidade. Essa alteração do regimento passará pela Câmara Municipal de Guaratinguetá”, esclareceu Paulo Barros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coligação da pré-candidatura de Junior Filippo é a maior de Guará

Pela 1ª vez PSOL terá pré-candidato a prefeito em Guaratinguetá

Por Paulo Sanchez- Arquiteto atuante em Permacultura urbana e Bioconstrução, amante da natureza e de endorfina na veia através de atividades que me conectem com ela.