Supermercado Galeria completará 30 anos



No próximo dia 25 de maio o Supermercado Galeria irá completar 30 anos de atividades comerciais no bairro Pedregulho e a história da família Carreirinha Mendes, proprietária do supermercado, é de muito trabalho, perseverança e vitórias. Tudo começou quando Antonio Carreirinha Mendes veio de Portugal para o Brasil com 18 anos indo morar com seus tios no Rio de Janeiro.

Essa história foi contada ao JNP (Jornal Nosso Pedregulho) pelo filho mais novo do casal Antonio Carreirinha Mendes e Maria José Renda, o Felipe Antonio Carreirinha Mendes, que é graduado e mestrado em Engenharia Mecânica e desde 2017 é o administrador do Supermercado Galeria. “No início era uma galeria com 5 lojas e os estabelecimentos do meu pai era uma pequena mercearia, uma lanchonete e uma padaria, nessa época nome do estabelecimento era Galeria Nossa Senhora de Fátima”, recorda-se o engenheiro mecânico.

Ao chegar no Rio de Janeiro Antonio Carreirinha começou a trabalhar em uma padaria, aperfeiçoou seus conhecimentos como padeiro, e com trabalhou árduo, juntou dinheiro e começou a produzir, vender e a entregar seus pães. “Naquele tempo se dizia Freguesia de Pão e com muito trabalho meu pai foi ganhando experiência, aperfeiçoou a forma de fazer pão e assim passou de uma Freguesia de Pão para dono de uma Padaria”, conta Felipe Carreirinha.

Passados dois anos que Antonio Carreirinha estava morando no Rio de Janeiro, sua mãe começou a se queixar de saudades do filho. “Minha avó ficou com muitas saudades do meu pai e aí, ela, meu avô, meu tio e minha tia vieram para o Brasil, com a intenção de matar as saudades e voltar pra Portugal, mas isso não aconteceu”, conta o mestre em engenharia mecânica.

Depois de alguns anos trabalhando no Rio de Janeiro, Antonio Carreirinha decidiu gerenciar um dos postos de combustíveis de seus primos que ficavam à beira da Dutra. “Meu pai veio trabalhar no posto de combustível Clube dos 500, ele estava viúvo e em Guaratinguetá conheceu e casou-se com a minha mãe. No início dos anos 80 ele comprou a Padaria Sabap, novamente começou a juntar dinheiro e em 1992 começou a construir o prédio onde hoje é o Supermercado Galeria. A inauguração da Galeria Nossa Senhora e Fátima foi em 1994. Inicialmente meu pai alugava 5 pontos comerciais para diferentes tipos de comércio e, ele e minha mãe tocavam a pequena mercearia, a padaria e a lanchonete”, conta Felipe Carreirinha.

Logo que começou a trabalhar na Galeria Nossa Senhora de Fátima, Antonio Carreirinha sentiu a diferença de fluxo de pessoas que tinha na Padaria Sabap e em seu novo empreendimento. “Nesse período meu pai percebeu que a lanchonete não estava dando lucro e aí ele resolveu trabalhar com a mercearia, com a padaria e instalou um açougue, que foi muito acertado”, refletiu Felipe Carreirinha.

Com o passar dos anos, os negócios de Antonio Carreirinha começaram a engrenar e no final dos anos 90 ele superou as dificuldades e mais uma vez se estabeleceu financeiramente. “Como os alugueis não eram efetivos, meu pai começou a usar esses espaços como depósitos de produtos e, assim ele foi ampliando a mercearia, mas foi o açougue que aumentou o movimento. O açougue virou referência pela qualidade das carnes, os bons cortes e principalmente pelos bons açougueiros, que davam dicas certas para as pessoas, conforme o tipo de prato que elas queriam fazer. O açougue e a padaria foram puxando as compras na mercearia”, recorda-se o administrador do supermercado Galeria. 

Felipe Carreirinha conta que desde criança ia ao comércio do pai, dava algum tipo de auxílio, mas nunca chegou a trabalhar no comércio do pai. “Depois que me formei na faculdade, fui trabalhar em uma indústria fora de Guaratinguetá, mas a partir de 2015 eu e minha mãe passamos a trabalhar mais nos comércios do meu pai. Na verdade, minha mãe sempre ajudou meu pai, mas quando mudou a forma do Imposto de Renda Simples para o Imposto de Lucro Real, deu uma complicada e a empresa passou por um período de aperto e transição, mas nós conseguimos fazer a reorganização adequada”, comemora o administrador do Supermercado Galeria.

Em 2017 Felipe Carreirinha e seu irmão Fabio Henrique Carreirinha assumiram definitivamente a empresa do pai. “Como meu irmão é médico e tem uma vida muito corrida, eu tive de assumir o controle da empresa. Nessa época nós trouxemos um amigo da família para ser o gerente, eu fiz um curso pelo Sebrae específico para supermercado e tudo isso ajudou muito na transição para ampliação do Supermercado Galeria”, garantiu o engenheiro.

No final de 2018 Felipe Carreirinha e sua equipe ampliaram as áreas de bebidas e hortifrúti e implantaram o programa ‘Nota 10 da Friboi’ que é focado na excelência das carnes, um programa voltado para a qualidade. “Nós fomos crescendo, em 2022 tivemos a oportunidade comprar um supermercado em Aparecida, que também se chama Galeria e, em 2023 ampliamos mais um pouco o espaço do supermercado do Pedregulho, melhorando a circulação dos clientes nos corredores, colocamos uma câmara fria para bebidas, ampliamos os setores de congelados, mudamos o layout do supermercado”, explica Felipe Carreirinha.

No dia 25 de maio de 2024, data da comemoração do aniversário do Supermercado Galeria, os clientes poderão comer bolo, ouvir música ao vivo e aproveitar as promoções.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pela 1ª vez PSOL terá pré-candidato a prefeito em Guaratinguetá

Coligação da pré-candidatura de Junior Filippo é a maior de Guará

Tânia Araújo é a pré-candidata à prefeita do PT