Exu: sincretismo com o anjo Querubim da tradição católica

 

Exu: sincretismo com o anjo Querubim da tradição católica

Um dos grandes equívocos religiosos que mostram o preconceito ou incompreensão, é a associação do Orixá Exu com o mal. Isso acontece porque as pessoas não conhecem a história e a essência deste Orixá que foi criado por Deus primordialmente ligado à ordem, ao movimento, à comunicação, à fecundação, é responsável pela abertura dos caminhos, vigia de mercados e que habita às encruzilhadas.

Para trazer um pouco de luz sobre esse assunto complexo e importante, o Jornal Nosso Pedregulho foi ouvir o dirigente Bartolomeu Vasconcelos Ribeiro, presidente do Centro Espirita Legião de Umbanda (CELU) no bairro Pedregulho, doutor Honoris Causa pela Faculdade Crista de Teologia e Filosofia do Estado do Rio de Janeiro e pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil, por seus notórios atos de saberes em prol da cultura Afro.

Segundo pai Bartolomeu Ribeiro, a associação do Exu com o diabo ocorreu com sincretismo feito por padres jesuítas que participaram da colonização do Brasil, na tentativa de dominar os escravos que vieram da África para o Brasil para substituir a mão-de-obra indígena que não se deixou escravizar nos trabalhos dos canaviais e indústria açucareira. “Os padres jesuítas tentaram escravizar os índios, mas não conseguiram, tentaram dominar os negros escravos, mas não conseguiram, mas a igreja católica para dominar os negros fez o sincretismo religioso, associando cada Deus do panteão africano à um santo da igreja Católica. Os escravos negros têm Iansã que é a Orixá dos raios e tempestades que no sincretismo se tornou Santa Barbara, Oxalá se tornou Jesus, Omulu é São Lázaro, Xangô é São Gerônimo e assim foi indo e, chegando lá no final tinha Exu, um Orixá irreverente, que gosta de bebidas fortes, tem seus trejeitos quando é incorporado por médiuns e assim os padres jesuítas fizeram o sincretismo de Exu com o diabo cristão. Você não domina um povo porque você o escravizou, por que você ganhou a guerra, você só domina um povo quando você domina a fé dele, mas neste sincretismo feito pelos jesuítas os escravos foram mais inteligentes, pois atrás de cada santo da religião católica os negros africanos colocaram o assento de cada Orixá, ou seja, o senhor do engenho via eles cultuando os santos católicos, mas na realidade eles estavam cultuando os seus Orixás”, explicou Bartolomeu Ribeiro.

Na tradição católica existe o diabo cristão, que representa o mal, mas em sua forma original o diabo cristão é o anjo Querubim, responsável pela guarda celestial e que foi expulso dos Céus por ter criado uma rebelião de anjos contra Deus. A bíblia retrata o anjo Querubim com a cor vermelha, semelhança humana com quatro rostos, cada um deles com quatro asas, pernas retas, pés de bezerro e brilhante como um bronze polido e ficam logo abaixo de Deus. Provavelmente por esses motivos que os jesuítas associaram o diabo cristão a Exu.

O Honoris Causa explicou que ao catarem o ponto de Exu, todos se viram para a entrada do centro porque é na porta de entrada que é o domínio de Exu. “Exu é um guardião, ele é o sapador da religião, é como se fosse a polícia dos Orixás, é ele que vai na frente tomar o choque, ele que faz cumprir a vontade dos Orixás, qualquer coisa que fizerem para o centro ou para os filhos do centro, para na entrada, não passa pra dentro. A encruzilhada é o ápice do poder de Exu, por que a encruzilhada é o meio do caminho, existem vários caminhos, e Exu é o dono dos caminhos”, esclareceu o Honoris Causas.

Com relação a outra associação que muitas pessoas fazem sobre Exu, é que ele faz o mal às pessoas, mas o dirigente da CELU explica que Exu atende os pedidos das pessoas. “Se a pessoas pede o mal, não é o Orixá que é ruim e sim a pessoa que fez o pedido e, essa maldade será cobrada de quem fez o pedido”, relatou pai Bartolomeu Ribeiro, frisando que se as pessoas pedirem o bem a Exu, ele também atenderá ao pedido.

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