Ivani Dias: Uma história de trabalho, perseverança e conquistas

 Ivani Dias: Uma história de trabalho, perseverança e conquistas

Tendo a vida marcada por muito trabalho, empenho, dedicação e vitórias, a empresária baiana Ivani de Jesus Pinto Dias, 53 anos, cozinheira e comerciante no bairro Pedregulho há 12 anos, construiu uma trajetória de vida que é um exemplo para todas as pessoas que querem prosperar por meio do próprio trabalho. Casada há 37 anos com o também empresário baiano Juvenal Teixeira Dias, para 2025 Ivani Dias têm planos de ampliar o cardápio do Restaurante da Ivani, na rua Joaquim Maia, nº 90 e inaugurar uma Churrascaria no bairro do Pedregulho.

A história de Ivani Dias começa quando ela, a mãe e 11 irmãos vieram da Bahia para São Paulo capital, com a perspectiva de melhorarem de vida. Chegando em São Paulo a mãe foi trabalhar como faxineira em uma Clínica Veterinária e colocou seus 12 filhos para trabalharem em uma fábrica de costura. “Todos nós trabalhávamos para pagar o aluguel e comer, era uma vida muito difícil, mas éramos felizes”, advertiu a cozinheira, afirmando que desde criança gosta de cozinhar.

Em São Paulo Ivani Dia reencontrou um amigo de infância, o Juvenal Teixeira Dias, que também havia se mudado para São Paulo em busca de prosperidade. “Em São Paulo o Juvenal passou a visitar nossa família com certa constância, passamos a nos ver mais, fomos criando um sentimento um pelo outro e, em 6 meses namoramos, noivamos e casamos”, contou a comerciante.

Em São Paulo o casal teve uma filha, a Aline de Jesus Dias Ernestino que hoje tem 33 anos. Passados alguns anos, a firma que Juvenal Dias trabalhava em SP iniciou obras em Guaratinguetá e ele veio prestar serviço aqui, ficando em Guará durante a semana e voltava para ver sua família em São Paulo aos finais de semana. “Um dia meu marido me convidou para conhecer Guará e pouco tempo depois nos mudamos para Guaratinguetá”, recordou a empresária frisando que logo que chegou na cidade foi trabalhar como secretária numa clínica de saúde, onde permaneceu por 17 anos.

Nesta clínica de saúde, visando ganhar um dinheiro a mais, a cozinheira chegava às 6 horas para limpar a clínica e as 8 horas estava pronta para o segundo turno como secretária. Às 14 horas Ivania Dias saia da clínica ia para seu terceiro turno de trabalho, indo para a casa de um dos médicos para lavar roupa.

Passados alguns anos e querendo melhorar ainda mais o orçamento de sua família, Ivani Dias começou a trabalhar como cozinheira no restaurante Kodama Sushi, todos os dias a partir das 17 horas. “Eu limpava a clínica, trabalhava como secretária, lava as roupas de um médico e depois das cinco horas da tarde eu ia pro Kodama trabalhar como cozinheira”, afirmou Ivani Dias.

Em Guará Ivani Dias teve mais um filho, o Gabriel de Jesus Dias, que hoje tem 17 anos, mas quando criança era cuidado por uma babá, a qual acidentalmente derrubou leite quente no ouvido do menino, complicando muito a saúde de Gabriel. “Ele teve de ser internado, eu fui no hospital e o médico me disse que o caso era muito grave, a infecção tinha chegado no cérebro e isso poderia causar muitos problemas na vida do Gabriel e isso me deixou nervosa, sem condições plenas para trabalhar”, contou a empresária.

Diante da difícil situação de saúde do seu filho, Ivani Dias explicou para um dos médicos dono clínica, que precisava passar tempo com seu filho, que o caso era sério, mas o seu patrão foi indelicado e insensível, o que a deixou arrasada. “Eu voltei pra casa arrasada, triste e no outro pedi minhas contas e, eles pagaram todos os meus direitos trabalhistas”, afirmou a empresária.

Com o dinheiro recebido pela demissão da clínica, Ivani Dias propôs sociedade ao dono do restaurante Kodama e como sócia proprietária ela organizou, se empenhou e seu esforço resultou no aumento de clientes no seu restaurante. “Eu e minha equipe que era formada por 27 pessoas trabalhamos e a clientela cresceu muito, formava uma fila de pessoas pra comer no Kodama e isso ocorria de domingo a domingo”, recordou a cozinheira.

Depois de um ano trabalhando no Kodama Sushi, Ivani resolveu abrir o Bar Restaurante e Cafeteria Ninho do Javali, que durante 11 anos funcionou na esquina da Rua Pedro Cappio com a rua Alberto Barbeta e era administrado por seu amigo Cassildo da Costa, o Joãozinho, e ela passou a dividir seu tempo entre seus dois estabelecimentos. “O trabalho no Kodama era muito puxado, mas depois que minha filha não pode me dar um beijo e um abraço no Dia das Mães, eu decidi que não trabalharia mais aos domingos e, vendi minha parte da sociedade do Kodama”, disse a empresária, lembrando que no Ninho do Javali ela continuou trabalhando aos domingos, mas com tempo para dar atenção aos filhos e marido. “No Ninho do Javali foi um lugar muito abençoado, ganhei dinheiro, paguei duas faculdades para sua filha e a escola de seu filho”, concluiu a cozinheira.

Um dia Ivani Dias disse aos clientes do Ninho do Javali, que faria uma feijoada e para sua surpresa, toda comida foi vendia e os clientes gostaram tanto, que pediram pra ela fazer mais feijoada e sugeriram que ela fizesse outros pratos. “Eu passei a servir Virado a Paulista, Rabada, Vaca Atolada, Dobradinha, Carne assada e cozida, Lasanha, Frango com Quiabo, Frango Frito, Frango desossado, Feijoada, Carne com Legumes, além do arroz, feijão, legumes e saladas”, explicou a cozinheira, frisando que ela é responsável pelo preparo das comidas, como também pela compra de todos os produtos e alimentos.

Após 11 anos servindo comida boa no Ninho do Javali, Ivani Dias constatou que seu Bar e Restaurante e Cafeteria ficou pequeno e viu a necessidade de ir para um espaço maior. “Graças a Deus minha clientela aumentou e nos mudamos para rua Joaquim Maia, onde inaugurei o Restaurante Da Ivani e, tenho uma equipe de 8 funcionários onde eu e a Maria das Dores somos cozinheiras e o Pedro Henrique é o meu braço direito no Restaurante Da Ivani”, orgulhou-se a cozinheira.

No Restaurante Da Ivani, as duas cozinheiras chegam todos os dias entre 5 e 6 horas da manhã, para prepararem o cardápio de 80 marmitex que têm de estarem todas prontas às 10 horas da manhã para começarem a serem entregues em diferentes lugares de Guaratinguetá. “Como as marmitas tem um cardápio diferente do restaurante, nós preparamos os dois cardápios todos os dias”, frisou Ivani Dias.

Dia 1º de maio de 2025 o Restaurante Da Ivani completará 2 anos de funcionamento no Pedregulho e, a empresária tem como meta cobrir a área em frente ao seu restaurante e instalar churrasqueiras dando mais uma opção aos moradores do Pedregulho e de Guaratinguetá. “Também faz parte das minhas metas a partir de 2025 montar uma churrascaria no Pedregulho, mantendo o meu restaurante aberto. Eu ainda não vi o local, não pesquisei preço de nada, mas vou montar a minha churrascaria”, garantiu Ivani Dias, aproveitando para desejar a todos um Feliz Natal e um excelente Ano Novo. “Que todos tenham muita saúde, paz, amor, sucesso e que 2025 seja um ano de muita prosperidade a todos”, concluiu a empresária Ivani Dias.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coligação da pré-candidatura de Junior Filippo é a maior de Guará

Pela 1ª vez PSOL terá pré-candidato a prefeito em Guaratinguetá

Por Paulo Sanchez- Arquiteto atuante em Permacultura urbana e Bioconstrução, amante da natureza e de endorfina na veia através de atividades que me conectem com ela.