Saúde: Subsecretária diz que objetivo é reduzir o tempo de espera às consultas médicas
Muitos moradores do bairro Pedregulho informaram ao Jornal Nosso Pedregulho (JNP) a respeito das demora para se marcar uma data para suas consultas médicas na UBS do bairro, inclusive, na administração passada, houveram casos de consultas médicas que demoraram até oito meses. “A gente vai na UBS marcar uma consulta e somos avisados que alguém ligará marcando a data para passar pelo médico e aí só nos cabe esperar”, lamentou uma senhora que preferiu não se identificar.
Em busca de
saber quais mudanças ocorrerão com a nova administração da prefeitura de
Guaratinguetá, a reportagem enviou algumas perguntas à Secretaria Municipal de
Saúde, as quais foram respondidas por Ana Caroline Sbrana dos Santos, Subsecretária
de Saúde Municipal.
A respeito das
mudanças que deverão ser realizadas na área da Saúde, para melhor atender a
população guaratinguetaense, a resposta foi a seguinte: “A Secretaria de Saúde
terá foco na ampliação dos serviços ofertados à população, como por exemplo: o
aumento da cobertura da atenção básica, com novas unidades de saúde nos
bairros; criação de mais um serviço de atendimento às urgências, unidades de
saúde com horários estendidos, mutirões de consultas e exames, entre outros. Contudo,
tão importante quanto oferecer mais acesso, é também promover o melhor
atendimento, com excelência no cuidado, e garantia de início do tratamento em
tempo oportuno”.
Ana Sbrana
também informou que atualmente 03 médicos clínicos gerais atendem na UBS do
Pedregulho, sendo que uma médica, que pertence ao quadro fixo de profissionais
da UBS encontra-se de licença maternidade e que todas as escalas médicas estão
sendo reavaliadas e ajustadas, para melhor atendimento à população.
A
Subsecretária também informou que a Secretaria da Saúde
fará um grande trabalho no setor de regulação de vagas. “Nossos principais
objetivos serão: reduzir o tempo de espera, aumentar a resolutividade, eliminar
o desperdício de recursos (vagas ociosas/absenteísmo), oferecer transparência,
promover a qualificação dos profissionais e acolher o usuário na integralidade.
Para tal, priorizaremos a implantação e operacionalização das Redes de Atenção
à Saúde, visando otimizar o percurso do usuário, nos diversos pontos de cuidado”,
disse Ana Sbrana, afirmando que a população pode fazer suas reclamações na
Ouvidora da Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (12) 3123-2900, ou
presencialmente à Rua Jacques Félix nº 02, no centro da cidade.
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