Por Renata Carvalho- Escritora e Co-CEO Mega Patrimonial
Conselho Nacional de Política Energética aprova mistura de etanol na gasolina de 27 % para 30% a partir de 1º de agosto. Essa medida conhecida como E30, visa reduzir a dependência de combustíveis fósseis e trazer estabilidade no preço.
O que muda ao passar de E27 para E30?
1. Teor energético menor → consumo um pouco maior
• O etanol tem cerca de 30%
menos energia por litro que a gasolina.
• Ao aumentar a mistura de 27%
para 30%:
• A energia do litro do
combustível cai cerca de 0,3% a 0,5%.
• Isso significa que o carro
precisará de um pouquinho mais de combustível por km — algo quase imperceptível
(menos de 1%).
2.
Potência do motor praticamente igual
• Em motores flex e nos movidos
exclusivamente a gasolina já adaptados para E27, a ECU (central eletrônica)
ajusta o tempo de ignição e a injeção.
• O aumento para E30 não deve
alterar significativamente a potência.
3. Partida a frio pode ficar levemente mais difícil
• Porque o etanol tem maior
dificuldade de volatilizar em baixas temperaturas.
• Mas o aumento é pequeno (de 27
para 30) e os sistemas atuais (tanquinho, pré-aquecimento) já estão
dimensionados para isso.
4. Emissões atmosféricas
• Tende a reduzir monóxido de
carbono (CO) e alguns hidrocarbonetos não queimados.
• Pode aumentar levemente a
formação de aldeídos (controlada pelo catalisador).
• Reduz emissões líquidas de CO₂
fóssil, pois o etanol é renovável.
5. Durabilidade do sistema de combustível
• Em motores modernos projetados
para E27, o impacto é mínimo.
• Mas aumentos sucessivos (como
um futuro E35) exigiriam recalibração de materiais plásticos, vedações e
bombas.
Para o consumidor, qual o “prejuízo” prático?
• Consumo aumenta ligeiramente,
algo como 0,5% a 1% no máximo.
• Carros não preparados (muito
antigos ou importados) podem ter maior desgaste em mangueiras, vedações ou
dificuldades na partida.
Mas o
E30 tem benefícios também:
• Maior uso de fonte renovável,
reduzindo dependência do petróleo.
• Menos emissões de poluentes
locais (CO, SO₂).
• Estimula o setor
sucroalcooleiro e a economia local.
Conclusão
curta:
Para carros flex ou gasolina nacional pós-2010, o
salto de E27 para E30 não traz grandes riscos ou prejuízos. Só um consumo
levemente maior. O importante continua sendo abastecer em posto confiável e
fazer manutenção em dia.
Comentários
Postar um comentário
Sua mensagem será analisada antes de ser publicada.