Lavanderia To Passada

Lavanderia To Passada

UHB

Ton Oliveira Barber Shop

Ton Oliveira Barber Shop

Por Renata Carvalho- Escritora e Co-CEO Mega Patrimonial

 

Conselho Nacional de Política Energética aprova mistura de etanol na gasolina de 27 % para 30% a partir de 1º de agosto. Essa medida conhecida como E30, visa reduzir a dependência de combustíveis fósseis e trazer estabilidade no preço.

🚗 O que muda ao passar de E27 para E30?

📊 1. Teor energético menor → consumo um pouco maior

• O etanol tem cerca de 30% menos energia por litro que a gasolina.

• Ao aumentar a mistura de 27% para 30%:

• A energia do litro do combustível cai cerca de 0,3% a 0,5%.

• Isso significa que o carro precisará de um pouquinho mais de combustível por km — algo quase imperceptível (menos de 1%).

 

⚡ 2. Potência do motor praticamente igual

• Em motores flex e nos movidos exclusivamente a gasolina já adaptados para E27, a ECU (central eletrônica) ajusta o tempo de ignição e a injeção.

• O aumento para E30 não deve alterar significativamente a potência.

 🌡 3. Partida a frio pode ficar levemente mais difícil

• Porque o etanol tem maior dificuldade de volatilizar em baixas temperaturas.

• Mas o aumento é pequeno (de 27 para 30) e os sistemas atuais (tanquinho, pré-aquecimento) já estão dimensionados para isso.

 🧪 4. Emissões atmosféricas

• Tende a reduzir monóxido de carbono (CO) e alguns hidrocarbonetos não queimados.

• Pode aumentar levemente a formação de aldeídos (controlada pelo catalisador).

• Reduz emissões líquidas de CO₂ fóssil, pois o etanol é renovável.

 🛠 5. Durabilidade do sistema de combustível

• Em motores modernos projetados para E27, o impacto é mínimo.

• Mas aumentos sucessivos (como um futuro E35) exigiriam recalibração de materiais plásticos, vedações e bombas.

 🔧 Para o consumidor, qual o “prejuízo” prático?

• Consumo aumenta ligeiramente, algo como 0,5% a 1% no máximo.

• Carros não preparados (muito antigos ou importados) podem ter maior desgaste em mangueiras, vedações ou dificuldades na partida.

 ✅ Mas o E30 tem benefícios também:

• Maior uso de fonte renovável, reduzindo dependência do petróleo.

• Menos emissões de poluentes locais (CO, SO₂).

• Estimula o setor sucroalcooleiro e a economia local.

 ⚠ Conclusão curta:

Para carros flex ou gasolina nacional pós-2010, o salto de E27 para E30 não traz grandes riscos ou prejuízos. Só um consumo levemente maior. O importante continua sendo abastecer em posto confiável e fazer manutenção em dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pela 1ª vez PSOL terá pré-candidato a prefeito em Guaratinguetá

Coligação da pré-candidatura de Junior Filippo é a maior de Guará

Por Paulo Sanchez- Arquiteto atuante em Permacultura urbana e Bioconstrução, amante da natureza e de endorfina na veia através de atividades que me conectem com ela.