Novas regras pra tirar a CNH já estão valendo

     Novas regras pra tirar a CNH já estão valendo

      

A partir de agora as pessoas que forem tirar suas carteiras de habilitação não precisarão pagar pelas aulas em Autoescolas, podendo ter as aulas teóricas de graça de forma on-line e as aulas práticas de direção em carro particular realizadas com um instrutor autônomo credenciado no DETRAN, aulas que caíram de 20 horas para 2 horas. Além disso a renovação da CNH será automática e gratuita para os motoristas classificados como bons condutores, aqueles não tiverem nenhum ponto de infração na CNH registrado no ano anterior à renovação.

As provas práticas continuam sendo presenciais, assim como o exame médico e a coleta biométrica, quem reprovar na primeira avaliação poderá fazer a segunda de graça e não haverá mais prazo para a conclusão do processo de habilitação, que era de um ano.

Segundo o governo federal as mudanças podem reduzir em até 80% o custo para obter a CNH, que hoje custa cerca de R$ 5 mil. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito, 20 milhões de pessoas estão dirigindo sem habilitação e 30 milhões têm idade para tirar a carteira, mas não têm dinheiro para pagar. O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), argumenta que a proposta busca reduzir desigualdades históricas e promover inclusão. “O Brasil tem milhões de pessoas que querem dirigir, mas não conseguem pagar. Baratear e desburocratizar a obtenção da CNH é uma política pública de inclusão produtiva, porque habilitação significa trabalho, renda e autonomia. Estamos modernizando o sistema, ampliando o acesso e mantendo toda a segurança necessária”, afirmou.










Por meio de uma nota, a assessoria de imprensa do Detran-SP informou que antecipando-se às mudanças na legislação de trânsito, o órgão já iniciou o planejamento técnico necessário para recepcionar as novas regras da Senatran e da Medida Provisória sobre a CNH e, que a autarquia está preparada para adequar seus sistemas com a máxima agilidade, reafirmando seu compromisso permanente com a agilidade, a eficiência e o combate à burocracia. “A prioridade do Detran-SP é inequívoca: assegurar uma transição segura, responsável e sobretudo mais econômica para a população paulista. São Paulo segue na liderança nacional em eficiência, praticando as menores taxas do país para a emissão da CNH. Assim que as normas forem oficialmente publicadas, o Detran-SP implementará com eficiência as medidas de redução de custos e simplificação de etapas, mantendo seu protagonismo na modernização dos serviços públicos de trânsito no Brasil”.

 

Comentários


Postagens mais visitadas deste blog

Pela 1ª vez PSOL terá pré-candidato a prefeito em Guaratinguetá

Coligação da pré-candidatura de Junior Filippo é a maior de Guará

Por Paulo Sanchez- Arquiteto atuante em Permacultura urbana e Bioconstrução, amante da natureza e de endorfina na veia através de atividades que me conectem com ela.