Pedregulho- O bairro que nasceu grande e tem tendências positivas pro futuro

Pedregulho- O bairro que nasceu grande e tem tendências positivas pro futuro


O Jornal Nosso Pedregulho encerra 2025 com a publicação de 300 matérias onde resgatou a história do Pedregulho por meio de entrevistas que mostraram o surgimento do bairro até os dias de hoje. No próximo dia 26 de junho o bairro Pedregulho completará 132 anos e o JNP seguirá publicando as histórias deste importante bairro de Guaratinguetá.

O marco do desenvolvimento do Pedregulho foi a fundação da fábrica Companhia Fiação e Tecidos Guaratinguetá em 1912, pelos irmãos Benedito Rodrigues Alves, Antonio Rodrigues Alves e Francisco de Paula Rodrigues Alves, que trouxe a modernidade e empregos a Guaratinguetá e, a atração que mais movimentou o Pedregulho a partir de 1919 foi o Circo Sarrasani, que atraia pessoas de várias cidades do Vale do Paraíba e era montado no campo do Grêmio Estudantil de FutebolNesta última edição de 2025, vamos lembrar das pessoas que colaboraram com o JNP contando suas histórias, fazendo assim o resgate do passado do Pedregulho. Destacamos os primeiros entrevistados na 3ª Edição do JNP: Vail Monteiro 86 anos; Evilásio da Silva Lemes 77 anos e João Zago Medina 73 anos. 

 



 
Daí em diante outras pessoas contaram suas histórias no Pedregulho, como por exemplo a senhora Marília de Oliveira Fontes 83 anos, conhecida no bairro como dona Lia, o casal Antonio Rodrigues Carvalho 83 anos e Benedita Maria dos Santos Carvalho, 81 anos costureira conhecida no bairro como dona Ditinha; Maria Martins Geraldo 97 anos, falecida em 2025, o casal Iracema Gonçalves de Oliveira Lemes 75 anos e Evilásio da Silva Lemes 78 anos; João Cardoso da Silva 80 anos e Egrison Mateus da Silva 69 anos, conhecido como Tão, Edison Mateus da Silva, o casal Antonio Pedro Vilanova 85 anos e Reny Veloso Barbalho Vilanova 82 anos.





   Entre as histórias narradas ao JNP tem a que mostrou a importância do feriado do dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, pois era uma data em que as famílias do Pedregulho iam fazer piquenique na caixa d´água da SAEG, que era considerado um Ponto Turístico pela vista maravilhosa que se tem do alto e também pela bela arquitetura do prédio da caixa d`água, a fábrica TECI fazia uma grande festa, trazia grandes times para um jogo de futebol, fazia churrasco e realizava brincadeiras para as crianças.



Outra memória de muitos moradores do Pedregulho é referente aos grandes bailes e shows realizados pela SABAP, os relatos dão conta de que pessoas de várias cidades vinham ao Pedregulho por causa dos eventos realizados pelo clube. Um fato inusitado contado em uma das matérias publicadas do JNP foi o jogo entre o time da extinta TV Tupi e o time da Faculdade de Enfermagem de Guaratinguetá, que em 1974 tinha sede na Av. João Pessoa

O jogo foi realizado no antigo Clube Literário de Guaratinguetá, e o time da TV Tupi foi composto por grandes estrelas brasileiras como: Jonas Mello, Adriano Reys, Rolando Boldrin, Luis Gustavo, Cláudio Correa e Castro, José Mattey e na torcida estiveram a equipe de cinegrafistas e as consagradas atrizes Laura Cardoso e Maria Estela, todos atores e trizes da novela Os inocentes, foi gravada na cidade de Roseira.

O Pedregulho tem muitas histórias a serem contadas pelo seu passado relevante, que entre vários fatos, foi o local onde o ex-presidente do Brasil, Francisco de Paula Rodrigues Alves morou por muitos anos e, desde seu surgimento vem evoluindo e acompanhando as tendências do mundo moderno.  

Comentários


Postagens mais visitadas deste blog

Pela 1ª vez PSOL terá pré-candidato a prefeito em Guaratinguetá

Coligação da pré-candidatura de Junior Filippo é a maior de Guará

Por Paulo Sanchez- Arquiteto atuante em Permacultura urbana e Bioconstrução, amante da natureza e de endorfina na veia através de atividades que me conectem com ela.