Guaratinguetá terá tratamento completo em Oncologia
A farmacêutica e secretária de Saúde de Guaratinguetá Nádia Maria Magalhães Meirelles disse que no dia 23 de janeiro foi encaminhado os documentos necessários para o Ministério da Saúde habilitar o serviço de Radioterapia na Santa Casa que já atende Oncologia e em breve o município contará com assistência integral em Oncologia com Quimioterapia e Radioterapia pelo SUS.
Segundo o vereador Marcelo da Santa Casa (PSD) em 2017 ele iniciou um trabalho a pedido da então provedoria da Santa Casa, para que Guaratinguetá fizesse parte do PERSUS, que é o Plano de Expansão da Radioterapia no SUS do Governo Federal.
“Esse trabalho foi para que a Santa Casa ganhasse o equipamento, bem como a obra de instalação. Em 2018 eu fui várias vezes à Brasília e junto com deputado federal nós conseguimos que Guaratinguetá fosse aceita no sistema PERSUS. A partir disso, a Santa Casa passou a desenvolver um projeto para atender todas as exigências do setor de Radioterapia do Ministério da Saúde. Em 2019/2020 nós recebemos o ministro da Saúde Gilberto Roque em Guaratinguetá e assinou o termo de compromisso e se encerrou a parte burocrática”, disse o vereador.
A partir daí a Santa Casa iniciou as obras para abrigar, que já foram concluídas e estão prontas para abrigar os equipamentos. “Essa obra foi totalmente custeada pelo Governo Federal, ou seja, não veio verba direto para a Santa Casa, o Governo Federal fez uma licitação e a empresa vencedora veio fazer a estrutura física para atender os pacientes e também a compra do equipamento já instalado, pessoal treinado e agora só estamos esperando a habilitação do serviço”, frisou Marcelo. A Santa Casa de Guaratinguetá é referencia em Oncologia, atendendo a parte ambulatorial, internação, cirurgia e faz o tratamento de Quimioterapia e com a Radioterapia a prestação de serviço Oncológico será completo em Guaratinguetá.



Comentários
Postar um comentário
Sua mensagem será analisada antes de ser publicada.