Yndyo o skatista das antigas do Pedregulho

O skatista guaratinguetaense Eduardo Yndyo Tassara, 63 anos, morador do Pedregulho há 40 anos, proprietário do site skatecuriosidade.com.br e, colecionador de skates e documentos referente a skate lembrou da época que Guaratinguetá ficou conhecida como capital do skate no Brasil e, recebia muitos skatistas do eixo São Paulo e Rio de Janeiro, Sul de Minas e de todo Vale do Paraíba.

Yndyo começou a andar de skate nas ruas da cidade em 1974 quando tinha 12 anos, e depois no Itaguará Country Clube (ICC), que tinha asfaltado uma grande área que servia para a prática do skate e posteriormente, em 1982, foi palco do 1º Campeonato Brasileiro de Skate Bowl do Estado de São Paulo, competição que foi realizada durante 6 anos consecutivos, até 1987. “Não sei precisar quantos campeonatos participei, acho que mais de uma centena, tive o privilégio de conhecer dezenas de cidades em quase todos estados. Andei na pista do Trianon Clube (Jacareí) quando ela foi inaugurada e participei das primeiras sessions na Bigolandia do meu amigo James Bigo, uma curiosidade era o filhote de leão que ficava no meio dos skatistas”, disse.

   Segundo Yndyo, em 1986 Guaratinguetá recebeu a visita do Christian Hosoi, então segundo melhor skatista do mundo e, em 1988 recebeu Tony Hawk que na época era o melhor skatista do mundo e, ao ser questionado se ainda anda de skate disse: “Sim, na medida do possível eu ainda ando, participei como competidor do último Old School 2025 na categoria Sexa (acima de 60 anos) no qual tinha 17 competidores. Eu mantenho contado com maioria dos Old dos anos 70s”, disse.

Yndyo conta que foi semiprofissional do skate, porque na época não existia categoria profissional, e que nesse período (anos 80) não rolava dinheiro e sim o custeio de viagens, hospedagens, roupas e equipamentos. “Não tinha grana, só apoio, eu vendia roupas dadas pelos patrocinadores para fazer grana para mim”.

Yndyo acha que o skate no Brasil evoluiu em todos os aspectos e talvez tenha sido esporte radical que mais evolui no país nos últimos 70 anos e que acompanhou a criação da CBSK (Confederação Brasileira de Skateboarding). “O skate no brasil evoluiu muito, fomos até medalhista Olímpico. No final dos anos 90s fui juiz oficial da entidade (CBSK) por 3 anos. Acho entidade bastante estruturada, com uma grade de campeonatos por todo Brasil. Atualmente só acompanho os fatos, mas tenho grandes e competentes amigos trabalhando na CBSK”, disse.

  

Comentários


Postagens mais visitadas deste blog

Pela 1ª vez PSOL terá pré-candidato a prefeito em Guaratinguetá

Coligação da pré-candidatura de Junior Filippo é a maior de Guará

Por Paulo Sanchez- Arquiteto atuante em Permacultura urbana e Bioconstrução, amante da natureza e de endorfina na veia através de atividades que me conectem com ela.