Secretaria de Saúde trabalha para melhor atender a população

          


Em entrevista exclusiva ao JNP a farmacêutica e secretária de Saúde de Guaratinguetá Nádia Maria Magalhães Meirelles disse que será estudado a possibilidade de não ser exigido o papel que comprova o pedido de consulta médica no dia de o paciente ser examinado pelo médico ou médica. Atualmente se o paciente for passar pela consulta sem o pedido médico, ele não é atendido e é preciso remarcar a consulta.

A prefeitura de Guaratinguetá iniciou em janeiro de 2023 a implantação do sistema Sem Papel em seus setores administrativos e em seis meses, o programa Sem Papel nas prefeituras brasileiras, gerou uma economia de quase R$ 3,6 milhões aos cofres públicos.

Outra novidade na área da Saúde a ser implantada em Guaratinguetá é a telemedicina, que deverá ser licitada no primeiro semestre deste ano. A telemedicina pelo SUS amplia o acesso à saúde com atendimento rápido, seguro e sem a necessidade de deslocamento. “Em breve a Saúde de Guaratinguetá ofertará, além da clínica médica, também diversas consultas de especialidades com maior demanda, e escassez no mercado, como vascular, dermatologia, cardiologia, endocrinologia, psicologia, acompanhamento de puérperas e apoio psicológico aos profissionais de saúde”, disse a secretária de Saúde, explicando que a iniciativa segue as novas diretrizes do Ministério da Saúde.



Nádia Meirelles disse que os atendimentos médicos realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estão mais completos com o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). “Quando o paciente não ficar satisfeito com o atendimento ou tiver qualquer dúvida, ele pode se dirigir até o SAU e relatar sua insatisfação ou dúvida que a questão será resolvida antes dele deixar a UPA e, nos casos mais urgentes, o SAL entra em contato com o setor ambulatorial do Hospital Frei Galvão para o atendimento da pessoa”, disse a secretária de saúde.

Outra benesse às pessoas que passarem por atendimento na UPA é a farmácia 24 horas. “Anteriormente as pessoas passavam em consulta anoite, aos sábados ou domingos, e muitas dessas pessoas só conseguiam os remédios no outro dia ou na segunda-feira quando o Posto Médico fosse aberto, imagine como é ruim uma pessoa passar dois dias com dores. Agora, os pacientes saem da UPA com os medicamentos receitados”, disse Nádia Meirelles.

Comentários


Postagens mais visitadas deste blog

A trajetória de pai Rogério antes e depois da Tenda de Caridade Caboclo Flecha Verde

Pela 1ª vez PSOL terá pré-candidato a prefeito em Guaratinguetá

Coligação da pré-candidatura de Junior Filippo é a maior de Guará